“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” – Paulo Freire

Hoje comemoramos o Dia do Educador Social, que através da educação humanizada e de trabalhos socioeducativos, é capaz de transformar vidas!

Esta data foi aprovada pelo Congresso Nacional em homenagem ao grande educador social Paulo Freire, nascido em 19 de setembro de 1921.

O papel do Educador Social é conectar pessoas em situação de vulnerabilidade com a sociedade, e isso inclui crianças, adolescentes, jovens e até adultos.

Através de atividades artísticas e culturais, oficinas de habilidades, trabalhos em equipe, educação ambiental e muitas outras, a Educação Social alcança pessoas socialmente vulneráveis e as une com outras pessoas na mesma situação, para que juntas, possam se envolver com as práticas desenvolvidas, adquirir conhecimento no aprendizado diário, descobrir habilidades e também se auto conhecer.

Assim, o indivíduo vai tomando consciência de quem é e da importância do seu papel na sociedade, além de desenvolver um grande interesse por demais atividades que o permitam estar entre comunidades dos mais diversos tipos.

E é através deste trabalho com a Educação Social e Humanizada, que a EcoBúzios, instituição sem fins lucrativos, contribui para o desenvolvimento da comunidade local de Armação dos Búzios.

Com o apoio do Grupo BZ, a EcoBúzios abraça importantes projetos sociais na cidade de Búzios, que com atividades culturais, artísticas, esportivas e educacionais, alcança diversas famílias carentes de interação social e de estímulos de aprendizado, realizando um trabalho dedicado para desenvolver e transformar crianças, jovens e adultos da região buziana.

Os projetos apoiados pela EcoBúzios fazem grande diferença na educação popular de Búzios, e trazem para a comunidade práticas de diversos segmentos como dança, cultura circense, futebol, surfe, e também a primeira infância. Conheça os projetos:

DANÇAR PARA VIVER

O Projeto Dançar Para Viver, em parceria com o Núcleo de Dança Odília Cuiabano, educa crianças, jovens e adultos através da arte, buscando formar não apenas bailarinos, mas pessoas conscientes da sua importância como ser cultural e histórico, bem como cidadãos capazes de transformar a si mesmo e o seu entorno. O objetivo é disponibilizar 30 vagas de dança, priorizando os alunos da rede municipal de ensino.

Os estilos de dança disponíveis para a escolha do aluno são: Ballet Clássico, Jazz, Dança Contemporânea e Danças Urbanas, além de aulas de Teatro aplicado à dança, História da Dança e outras aulas teóricas sobre dança e educação.

CIRCOLO SOCIAL

Desde 2003, o Projeto CircoLo Social atua em Armação dos Búzios oferecendo oficinas de circo gratuitamente à toda população.

Ao longo desses 20 anos, o projeto já atendeu a mais de 5.000 famílias!
O CircoLo Social usa a cultura circense como construção humana com instrutores formados em Educação Social. O objetivo é promover a integração sociocultural dos participantes e desenvolver o senso crítico moral e ético do ser, formando pessoas íntegras na sociedade.

Atualmente, o projeto oferece oficinas de acrobacia aérea e de solo, teatro e noções cênicas, equilíbrio, pula cordas, pirâmides e malabares, além de formação de instrutores circenses aos alunos, no Espaço Cultural CircoLo de Criação, no centro de Búzios, e também no bairro Rasa.

FUTEBÚZIOS

Um projeto que surgiu em 2021, o FuteBúzios oferece aulas de futebol para crianças carentes, promovendo a integração, socialização e cooperando com o desenvolvimento completo das crianças e jovens participantes através do esporte.
O projeto conta com o apoio metodológico da Escola de Futebol ZICO 10, e atende mais de 150 crianças atualmente.

Com este trabalho, o FuteBúzios ajuda a desenvolver talentos e auto descobertas, mais qualidade de vida, além de formar cidadãos melhores socialmente.

NA ONDA DELAS

Criado em 2018, o projeto de surfe acessível para mulheres Na Onda Delas nasceu do desejo de uma mulher chamada Belén, que queria aprender a surfar aos seus 43 anos de idade.

Ao se deparar com a realidade de que não haviam mulheres, principalmente de sua idade, nesta mesa jornada, decidiu criar uma comunidade feminina de surfe em Búzios.

Oferecendo aulas de surfe na Praia de Geribá por um valor social, hoje o projeto atende a mais de 80 mulheres, chamadas de “sereias”, que se unem para aprender e se desenvolver nesse esporte tão democrático e empoderador que é o surf.

CRECHE BARBARA WRIGHT

A Creche Barbara Wright, fundada em 1997, foi a primeira unidade gratuita da região, atendendo incialmente a 50 crianças.

Mantida exclusivamente por doações e por filantropia, a instituição é referência de ensino da primeira infância na cidade.

A creche oferece um ensino de excelência com práticas pedagógicas que auxiliam na formação de crianças criativas, éticas e conscientes, respeitando as diferenças e desenvolvendo os sentidos de cooperação e de responsabilidade social.

Considerada a creche mais antiga da cidade de Armação dos Búzios, a instituição atende hoje uma média de 40 crianças e conta com frequentes doações de empresários e civis da região.

Além de todos estes projetos com forte atuação na cidade de Búzios, o instituto EcoBúzios ainda oferece formação de Educadores Sociais por um valor simbólico, oferecendo aulas em grupo com um conteúdo rico e atividades integrativas, ministradas por educadores sociais experientes e atuantes na cidade de Búzios.

Porém, todo este trabalho, construído a mãos, mentes, corpos e almas sonhadoras com um futuro melhor para a sociedade de Búzios, só se sustenta através da solidariedade.

Manter o aluguel dos espaços de cada projeto, garantir a manutenção, alimento, bem-estar, uniforme, materiais e diversos outros insumos para permitir que todas as atividades funcionem bem, custa um valor alto, mas que com a ajuda de pessoas do bem, tudo isso se torna possível, e você também pode fazer parte desta transformação!

Faça uma doação para a EcoBúzios e seja aquele que contribui para a construção de uma sociedade desenvolvida, capaz e cheia de oportunidades, neste destino que tanto amamos chamado Búzios.

Para realizar uma doação pontual, seja financeira ou de alimentos e insumos, entre em contato com a EcoBúzios através do E-mail [email protected] ou enviar o valor diretamente para o pix 10.639.737/0001-02 (CNPJ).

Para se tornar um apoiador mensal, a colaboração pode ser feita através do projeto no Catarse, no botão abaixo. 

Faça essa diferença hoje!

​​