Há 58 anos, a musa do cinema mundial, de origem francesa, passava férias numa pequena vila de pescadores, até então distrito da cidade de Cabo Frio. Brigitte Bardot queria se refugiar da perseguição da mídia e de paparazzis, mas acabou revelando o sossegado balneário para todo o mundo.
Após a estadia de BB – iniciais do nome da atriz – Búzios passou a receber turistas de fora do Brasil, que boa parte, inclusive, acabou se mudando para a região graças às suas belezas naturais.
À época, o beatle John Lennon, que estava em turnê na cidade de Paris, queria agendar um encontro com BB, mas o desencontro se deu justamente porque ela estava aqui, no Brasil, com o então namorado Bob Zagury, em 7 de janeiro de 1964.
Depois de alguns dias na cidade do Rio de Janeiro, não aguentava mais a perseguição de fotógrafos e jornalistas, e vieram juntos para a península buziana em 13 de janeiro, onde encontrou seu paraíso particular e hospedou-se em uma casa na praia de Manguinhos.
Bardot ainda ficou por aqui durante 4 meses, desfrutando a vida simples que tanto buscava – mas quando foi embora e retornou, ainda em 1964, não encontrou mais a serenidade e silêncio que havia se acostumado: Búzios tinha sido transformada pela sua passagem, que estampava jornais e revistas ao redor do mundo. Passou a virada de ano na região e nunca mais voltou, mas sua “marca” permanece até hoje.
Em sua homenagem é que a Orla Bardot, um dos locais mais badalados da cidade, recebeu seu nome, com direito a estátua em tamanho real feita por Christina Motta. Não há quem passe pelo lugar e não queira eternizar um registro com o ícone eterno de Búzios.
E você, já conhecia essa história? Comente o que achou!
Estadia é de navio. Pessoa é estada.