O que hoje é um dos locais turísticos mais badalados de Búzios, nos anos 60 não passava de uma rua batida de terra que fazia caminho até o mar. Algumas casas de pescadores buzianos nativos existiam ali, com muitas pitangueiras.
O famoso calçamento de pedras, que deu nome à rua, chegou na década de 70, por iniciativa do empresário carioca César Thedim em parceria com o arquiteto Octávio Raja Gabaglia. Instalado o calçamento, com suas pedras conhecidas como pé de moleque, exatamente, para garantir que o trânsito fosse somente de pessoas e não de veículos! Carros não são bem vindos na Rua das Pedras, pessoas sim, em um clima total de passarela.
Voltando a 1968, ano em que a empresária Renata Dechamps comprou o Armazém de Secos e Molhados da rua por 24 mil dólares, o local acabou virando sua casa de veraneio pessoal, que mais tarde abrigou inclusive a estrela do rock Mick Jagger, que se hospedou na casa quando passou por Búzios.
Desde a visita de Brigitte Bardot à orla que ganhou seu nome – a Orla Bardot -, bem pertinho da Rua das Pedras, foi que a ruazinha ficou tão famosa, e assim é até hoje: o local é símbolo da noite de Búzios por abrigar muitos dos seus bares e restaurantes.
É lá onde a badalação de Búzios acontece madrugada adentro, que em época de alta temporada chega a ficar congestionada de tantos turistas buscando o lugar ideal para comer, beber e se divertir.
O Primitivo Búzios é um dos destaques da Rua das Pedras, tradicional cantina italiana que serve as melhores massas e vinhos. Quando vier a Búzios, vale a pena conhecer o restaurante, o melhor da gastronomia italiana local.