Instigados a conhecer mais sobre a cultura local da nossa cidade, o Grupo BZ realizou uma imersão com a Rota Cultural Afro-Buziana, um projeto que tem o objetivo de valorizar a história Quilombola em Búzios por meio do turismo. Essa iniciativa é liderada pela Associação Bonecas Negras, que desenvolve principalmente uma oficina de confecção de bonecas negras, composta integralmente por mulheres.
Através de um tour ministrado por uma guia de turismo e uma griô (pessoa representante dos saberes e costumes ancestrais), conhecemos pontos históricos importantes da trajetória escravocrata e da cultura quilombola, como o Cruzeiro, Praça dos Quilombolas, Ponta do Pai Vitório, entre outros locais que fazem referência e homenageiam os Quilombolas e Afrodescendentes do bairro da Rasa.
Griô Lea
O Raízes de Búzios nasce com o propósito de apresentar aos turistas e moradores da cidade a bela cultura afrodescendente, quilombola, marisqueira e caiçara, através da música, dança, culinária e o artesanato, realizado integralmente por mulheres, e facilitado pelo Projeto Guardiãs das Tradições Pesqueiras, que engloba as Aglutinadas (organizações femininas) Bonecas Negras, Marisqueiras Quilombolas da Rasa, e Mulheres Caiçaras Buzianas.
Arraste para o lado e veja a programação completa
A programação encantadora inclui almoço com Peixe Escalado das Mulheres Caiçaras de Búzios, dança com ciranda tradicional, música em voz e violão com Leny Moraes e Renato Arpoador e a venda do artesanato das aglutinadas Marisqueiras da Rasa, Bonecas Negras e Caiçaras, cooperando assim com a geração de renda das mulheres artesãs, dando o devido destaque à sua história.