Hoje, dia 28 de junho, comemora-se internacionalmente o Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Um pouco de história:
Durante todo o mês de junho ao redor do mundo através de atos públicos, eventos culturais e campanhas de conscientização buscam trazer visibilidade para a causa. O dia 28, em especial, tem motivos históricos para ter sido escolhido para marcar o movimento.

Nesse mesmo dia, em 1969, um grupo de gays, lésbicas e transexuais estava reunido no bar Stonewall Inn, nos Estados Unidos, onde foram abordados por policiais que queriam prender alguns clientes por “conduta imoral”. Esse tipo de atitude era recorrente por parte dos policiais, que conseguiram prender funcionários drag queens e travestis. Naquela noite, o grupo presente no bar resolveu reagir e contou com o apoio de simpatizantes da causa.

Uma multidão havia se formado do lado de fora em favor da mobilização contra a repressão e perseguição às pessoas LGBTQIA+, e assim foi por mais duas noites seguidas. Depois disso, protestos em favor da causa se espalharam por todo os Estados Unidos, onde direitos e respeito à diversidade eram reivindicados. Um ano depois aconteceu o que seria a 1ª Parada do Orgulho LGBT, o Dia da Libertação Gay, para lembrar o episódio em Stonewall Inn.

 

Parada da Diversidade LGBTQIA+ em Búzios

Aqui em Búzios também há muito espaço para expressar o amor e a diversidade, sabia? Desde 2014 começou na cidade a Parada do Orgulho LGBTQIA+, que acontece anualmente no balneário, no início do inverno. Devido à pandemia, no último ano e neste, as comemorações pela data não puderam acontecer de forma presencial.

Búzios está de braços abertos, sendo reconhecida por ser uma cidade agradável a todos os públicos. Não deixe de conhecer o Pride In Búzios (Parada LGBTQIA+ de Búzios) quando o evento retornar presencialmente! Esperamos você aqui para celebrar o amor!