A história de como o risotto surgiu é, no mínimo, curiosa. Popular em muitos países, com diversas adaptações mais sofisticadas, a primeira versão utilizava ingredientes bem simples: arroz, cebolas fritas, manteiga e açafrão.
De origem italiana, sua criação data do século XI, quando o arroz foi trazido pelos povos sarracenos, povo nômade vindo do Oriente Médio.
Chegando primeiro ao sul do país, na região da Sicília, começou-se a produzir o grão de arroz que, anos mais tarde, viraria o conhecido risotto. A receita foi levada por esses povos até o norte do país, na região da Lombardia, conhecida até hoje como a “terra do risotto”.
A receita de risotto mais popular, o Risotto alla Milanese, só nasceu em 1574, no século XVI. Há muitas teorias peculiares sobre a forma como o prato foi criado.
Segundo alguns acervos históricos, um vidraceiro contratado para a construção da Catedral de Milão, Valério di Fiandra, no casamento de sua filha, teria “sabotado” o risotto que os convidados iriam jantar, deixando cair açafrão dentro do preparo. Lendas populares locais afirmam que Valério teria tentado acabar com o banquete de casamento por ciúmes da própria filha, mas o prato caiu no gosto dos convidados.
Outra história conta que Valério usava açafrão para colorir os vitrais da Catedral e, durante um intervalo para almoçar, acabou derrubando o tempero no arroz.
Uma outra versão, um tanto engraçada, diz que o vidraceiro atormentava um de seus alunos, por gostar de usar o açafrão nos vitrais. Para pregar uma peça em seu professor, esse aluno teria subornado o cozinheiro do casamento da filha de Valério a colocar o condimento no arroz da festa.
Fato é que rapidamente a novidade se difundiu como uma receita tradicional, não só na Lombardia, mas em toda a Itália. Anos depois, o risotto ganhou toda a Europa e o mundo.
E aí, gostou de conhecer um pouco da história desta receita tão consumida mundo afora? Conta pra BZ qual seu risotto favorito!