Continuar lendo

O que o palhaço pode ensinar sobre empatia?

Conheça o CircoLo e sua missão em Búzios

 

No Dia Universal do Palhaço, celebrado em 10 de dezembro, celebramos não só o riso, mas também a capacidade de conexão humana que essa figura tão simbólica pode despertar. Por trás da maquiagem colorida e dos sapatos engraçados do palhaço, há espaço para muito afeto e empatia. Em Búzios, essa magia ganha forma no CircoLo Social (@circolosocial), um projeto que transforma vidas ao levar arte, acolhimento e oportunidades para crianças, jovens e adultos por meio da cultura circense. 

Rir é coisa séria: o CircoLo Social e a força da arte em Búzios

Conduzido pela EcoBúzios (@eco.buzios), o braço social do Grupo BZ, o CircoLo é mais do que uma escola de circo: é um espaço de transformação. Nele, os alunos encontram acolhimento, propósito e novas possibilidades por meio da arte. O que se aprende por lá vai muito além do picadeiro: são valores como respeito, coletividade, disciplina e empatia que ficam marcados para a vida.

“Quando vim para Búzios, trouxe comigo o sonho de iniciar esse projeto, que começou pequeno, com apenas 35 pessoas, e, ao longo dos anos, já alcançou mais de 7 mil famílias. Em 2025, encerramos o ano com 150 alunos ativos, financiados pela Enel, via Lei de Incentivo à Cultura do ICMS. Para 2026, a meta é chegar a 300 alunos, com o apoio de novos recursos públicos que estão em vias de serem aprovados através da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios.” – revela Antônio Carlos Pap Almeida, fundador do CircoLo Social. 

As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, no Espaço Cultural CircoLo de Criação, em três turnos: das 9h às 11h, das 14h às 16h e das 16h30 às 18h30.

Palhaços, crianças e um futuro mais humano

Enquanto divertem e encantam, os palhaços nos ensinam a olhar o mundo com mais leveza. É isso que acontece diariamente no CircoLo. Ali, o riso se torna ferramenta de desenvolvimento humano, e o palco, espaço de pertencimento. Em cada apresentação, a gente vê brilhar mais do que talentos: vemos esperança, resistência e transformação.

Vem aí a Palhasseata! Búzios vai rir junto

E para celebrar essa corrente do bem com muito alto astral, prepare o nariz de palhaço, a fantasia e a alegria: no dia 13 de dezembro, o centro de Búzios será palco da Palhasseata! Um cortejo irreverente e emocionante, com concentração às 9h na Praça Santos Dumont, acompanhado de muita música com o Bloco Não Tem Água na Moringa (@aguanamoringa).

Traga toda a sua animação e venha viver esse momento mágico de celebração da cultura e da transformação que só a arte pode proporcionar.

Apoie quem transforma

O CircoLo é um projeto social e, por isso, precisa da sua ajuda para continuar impactando a vida de tantas pessoas. Seu apoio não apenas ajuda, mas fortalece a nossa causa e inspira outros a fazerem a diferença, levando arte, afeto e esperança às comunidades que mais precisam.

Clique no link e faça uma doação:
👉 https://ecobuzios.com.br/#doacao

Compartilhe: