Aloha! Vem saber um pouco da história e de tudo de bom que o surf pode proporcionar pra você e para todos nós!

Sendo um dos esportes mais antigos praticados pelo homem – há pelo menos 3.000 anos – o surf foi uma prática iniciada pela realeza! Você sabia disso? A história conta que o rei polinésio Tahito foi quem levou o surf ao Havaí, deslizando pelas ondas em pranchas de madeiras, chamadas de “alaia”.

Uma outra história, comprovada, diz que o navegador James Cook, ao chegar no Havaí em 1978 com sua tripulação, assistiu, registrou e divulgou a prática do surf nos mares havaianos e, com isso, o surf se espalhou por todo o ocidente.

Ancestrais surfando na Polinésia. Foto: Internet.

Surfista com uma prancha ‘alaia’. Foto: Internet.

Após esse episódio, o surf havaiano ainda sofreu uma repressão por conta dos movimentos da igreja católica. Mas, logo no início do século XX, a prática começou a ressurgir no Havaí, impulsionado por Duke Kahanamoku, campeão de natação e considerado o pai do surf moderno.

Duke venceu as provas de natação dos jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, fazendo o mundo todo saber que ele era um surfista da praia de Waikiki, situada no arquipélago havaiano, e que o surf era o ato de “cavalgar as ondas do mar.” Mas, foi apenas no ano de 1964, em Manly Beach – Sydney, que foi realizado oficialmente o primeiro campeonato mundial de surf.

Hoje em dia, consagrado como um dos esportes mais praticados do mundo, o surf é acessível para todas as pessoas, independentemente da idade, gênero, condição física ou experiência. A evolução da prática e o avanço tecnológico permitiram o desenvolvimento de pranchas mais leves, duráveis e aerodinâmicas, além de equipamentos que facilitam o desempenho do surfista, que aproveita melhor as ondas e executa manobras mais complexas.

Surfista Rico. Imagem: Internet.

Apesar de parecer complexo, o surf é um esporte verdadeiramente apaixonante! Muito mais do que fluir nas ondas, o surf promove alegria, superação, saúde, e o principal: uma grande conexão com a natureza e o oceano. E foi justamente essa a motivação para o surgimento do Dia Internacional do Surfe, comemorado todo o terceiro sábado de junho, uma data que celebra o esporte e a conexão que temos com o oceano, trazendo a importância de cuidarmos dos nossos mares e das nossas praias, que devem ser mantidos seguros e acessível a todos.

E pra comemorar esse esporte tão querido em todo o mundo, nada melhor do que pegar boas ondas na Praia de Geribá, localizada na península buziana, com mais de 8km de muita natureza e mar pra todo o lado!

Por isso, a BZ Sports, sua agência de turismo esportivo em Búzios, em parceria com a surfshop Búzios Surf Point, criou a promoção TAMO JUNTO, feita pra quem gosta de levar os amigos pros melhores lugares e situações! ;D

Traga um amigo para fazer uma aula de surf com você, e ganhe 50% de desconto em uma das aulas! Sejam vocês iniciantes que nunca subiram em uma prancha, ou pra quem já tá pegando umas ondas e quer evoluir no esporte, conte com aulas de altíssima qualidade, com aprendizados teóricos ainda na areia, e toda a prática dentro d’água.

Quem conduz esse aprendizado são instrutores profissionais, também surfistas experientes e locais da região, com credencial de instrução pela ISA Surf, e que oferecem as aulas em pelo menos 3 idiomas! Além disso, o pacote inclui os equipamentos necessários para a prática: prancha soft com strep e lycra da escolinha!

E aí, ficou animado pra aprender um novo esporte ou evoluir no surf? Então, vem deslizar pelas ondas da praia mais querida de Búzios, com a agência esportiva mais renomada da região!

Basta agendar as aulas pelo WhatsApp da BZ Sports, clicando aqui.

Fontes:
https://www.waves.com.br/variedades/novidade/outside-celebrado/
https://ge.globo.com/outros-esportes/post/2023/06/17/dia-internacional-do-surfe.ghtml
https://marsemfim.com.br/surpreendente-historia-do-surf/
https://www.waves.com.br/arquivo/cook-nao-e-um-kook/
https://if15.com.br/videos/competicao/manly-beach-o-primeiro-campeonato-mundial-de-surf/