Até o final de março, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro estará presente nas praias de todo o estado com a Operação Verão 2020. Mais de 1,3 mil guarda-vidas atuarão em revezamento nas praias da orla fluminense – incluindo a Região dos Lagos -, representando um aumento de 50% no efetivo.
A Operação Verão tem como objetivo intensificar o monitoramento das praias, evitar o afogamento de banhistas e prestar um rápido socorro às vítimas.
Além das tradicionais lanchas e de drones, em 2020 os guarda-vidas da corporação vão contar também com o apoio de mais um helicóptero, recém-adquirido, novas motos aquáticas, quadriciclos, botes, boias de salvamento, itens de proteção pessoal, entre outros.
Outra novidade deste ano são as bandeiras de sinalização adotadas pelo CBMERJ. Com novo layout e cores diferentes, elas alertam os banhistas sobre os riscos de afogamento (baixo, médio, alto) e sobre a presença de animais marinhos na região. As vermelhas representam um alto risco naquele local; as amarelas um médio risco; as verdes um baixo risco; e as roxas indicam a possível presença de animais marinhos naquela área.
“Quando investimos na aquisição de novas viaturas, em materiais de resgate marítimo e de sinalização das praias, nosso foco é a segurança da população. O objetivo é continuar aprimorando a atuação e fortalecendo a corporação. Hoje, a frota do Corpo de Bombeiros passa a contar com seis helicópteros, que atenderão estrategicamente todo o Estado”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr.