Que Búzios é apaixonante, não restam dúvidas. Mas, alguns se apaixonam tanto, que resolvem criar um cantinho para chamar de seu nessa cidade esplêndida.
E assim fez o Raphael Lange, conhecido carinhosamente por nós como Sr. Raphael, que na década de 70, decidiu construir seu paraíso particular em Búzios.
Fascinado pela beleza e o clima tropical em uma cidade pacata, o Sr. Raphael edificou 2 casarões de frente para a Praia da Ferradura, em uma área de 5.500m². Imprimiu seu belíssimo gosto em todos os elementos das mansões, desde a localização, arquitetura, decoração, até o paisagismo.
Explicitando o seu encanto pela natureza, plantou coqueiros em todo o terreno, além de hibiscos, bromélias de todo o tipo e outras diversas plantas, que se integraram a vegetação nativa que surgiu ao redor.
Na decoração, junto da esposa, imprimiu sua elegância e cultura. Apaixonados por arte e decoração, em toda viagem que faziam pelo Brasil e pelo mundo, o casal comprava peças e ornamentos. Por diversos pontos do casarão podemos encontrar objetos da China, França, Brasil e de outros locais.
A arquitetura, feita pelo arquiteto Carlos Henrique Amaral Peixoto, possui estilo colonial, que eleva a graciosidade de toda a beleza das mansões. O Sr. Raphael tinha um claro objetivo com a construção deste, podemos dizer, monumento: aproveitar a vida junto de seus amigos e família no paraíso buziano.
Esse recanto tinha espaço de repouso e lazer para todos. Espaços amplos com várias suítes, grandes salas de estar e de jantar, e até um cinema subterrâneo que imita a cabine de um barco, além de um pátio interno a céu aberto e todo o belíssimo jardim no entorno com uma grande piscina, de frente para o mar.
Em 2017, o Sr. Raphael decidiu compartilhar esta suntuosa construção com outros amantes de Búzios, e fez da sua morada a magnífica pousada Villa Raphael, administrada com muito orgulho pelo Grupo BZ.
Mas, todo esse carinho do Sr. Raphael pela cidade não para por aí. Sua contribuição foi além e, junto do icônico arquiteto Octávio Raja Gabaglia, famoso Otavinho – outro apaixonado por Búzios, e que veio para ficar – realizaram um importante feito para a península.
Em entrevista exclusiva realizada pelo Grupo BZ com o Sr. Octávio, o arquiteto nos contou um pouco de sua relação e admiração pelo Sr. Raphael.
“Vi ali um homem que tinha duas características apaixonantes. A primeira era a velocidade de raciocínio do Raphael, que era uma coisa espantosa, e que empatava com uma inteligência luminosa”, disse.
Octávio Raja, arquiteto influente na cidade, sempre contribuiu muito para o desenvolvimento de Búzios através de suas construções e a padronização das mesmas, criando a Lei do Segundo andar, que preserva até hoje o estilo das construções da cidade. Otávio também realizou muitas doações para Búzios, uma delas – que está entre as mais importantes – teve enorme participação do Sr. Raphael.
Em 2006, quando Otávio estava na posição de Secretário de Meio Ambiente e Planejamento, vendo o abandono do governo à Lagoa da Ferradura, decidiu revitalizá-la. Como sempre, afim de recrutar seus parceiros e amigos para somar nessa missão, anunciou a todos o que estava prestes a fazer. Essa notícia chegou até Raphael Lange, que imediatamente solicitou uma reunião com Otávio e ofereceu R$150.000,00 para contribuir com as obras.
Com esta quantia, somada ao investimento do arquiteto, se concretizou a revitalização da Lagoa da Ferradura na cidade de Armação dos Búzios. Foram implantados decks e bancos de madeiras, e pequenas ilhas sinalizadas por placas, se tornando um ponto de contemplação de toda a beleza e vida animal que habitava o lugar.
Hoje, infelizmente, a Lagoa está novamente abandonada e deteriorada, apenas com o resto destas construções. Mas, Octavio diz que pretende fazer um novo resgate ambiental e urbano da Lagoa, e enfatiza: “Se eu conseguir isso, acho que aquela lagoa deveria ter o nome do Raphael.”
Esta figura ímpar, que também tem o carinho e admiração do Grupo BZ, partiu para uma vida ainda melhor neste mês de agosto, mas deixou um grande legado em nossa querida Búzios.
Neste texto, deixamos nossa gratidão e homenagem ao Sr. Raphael, por todos os seus feitos e sonhos concretizados, um deles, a Villa Raphael, que agora é um sonho real do nosso grupo, e que pretendemos preservar como o paraíso particular dos visitantes da península.