Bebida é celebrada em setembro. E em Búzios, claro, tem festa!
A cachaça, produto exclusivo e genuinamente brasileiro, é celebrada no dia 13 de setembro. Para comemorar a data com o glamour que a bebida merece, o Anexo Praia, no Porto da Barra, tem programação especial no sábado, dia 15. Os brindes começam ao pôr do sol, com um Welcome Drink.
Ao longo da noite, as atrações ficam por conta da Degustação de Cachaça Magnífica, do Mini Workshop de Caipirinha e do Bate-Papo com o produtor Raul de Faria. E ainda tem mais: a Carta de Coquetéis com Cachaça assinada pelo Guest Bartender Thiago Jamaica (embaixador da Magnífica) promete harmonizar perfeitamente com o menu especial de petiscos. Impossível fugir do tema!
Cachaça premium
Para saber um pouco mais sobre a bebida, conversamos com Raul de Faria, produtor da Cachaça Magnífica, que nos deu uma aula sobre drinks e a ascensão da branquinha no mercado brasileiro.
Há cerca de dez anos, a cachaça vem ganhando espaço nas prateleiras de bares, mercados e lojas especializadas do país, além de conquistar as coqueteleiras e as taças das classes média e alta.
O produtor aposta em duas razões principais para a valorização da bebida. “Primeiro, a ação de alguns pequenos produtores, que acreditam no potencial da cachaça premium e, num trabalho de formiguinha, vão ‘abrindo’ o mercado. Em segundo, um maior interesse do brasileiro pelo que é nosso, talvez um sentimento que veio crescendo após a re-democratização”, acredita.
Pequenas doses
A curiosidade pela bebida não para de atrair novos apreciadores da cachaça – tanto homens como mulheres, jovens e adultos. E nada como os ensinamentos do produtor na hora de investir nas degustações. “Minha sugestão é começar por terrenos conhecidos. Beber uma purinha é sempre muito educativo, mas pode não ser do agrado de todos, pelo alto teor alcoólico”.
Então, a sugestão é a seguinte: “o primeiro passo é beber a caipirinha com cachaça! Como tem que ser. Uma caipirinha bem dosada, com uma boa cachaça, é um drink sensacional. Depois da caipirinha básica, pode-se enveredar por outras frutas como lima da Pérsia, caju, maracujá, morango, melão, abacaxi… O leque de possibilidades é enorme”, ensina.
E o produtor vai além. “Podemos acrescentar especiarias como gengibre, mel, pimenta, manjericão, alecrim… Dá para observar que, só com o trio cachaça-fruta-especiaria, há uma infinidade de combinações”.
Outra dica é se aventurar pelos bares que têm dado destaque à bebida em suas cartas. “Há jovens barmen criando coquetéis autorais incríveis por aí!”, comemora Raul.
Releitura Made in Brazil
O universo de drinks feitos com cachaça vai muito além das caipirinhas e caipifrutas. Por conta da oferta variada de branquinhas e de cachaças envelhecidas, é possível fazer a releitura de drinks clássicos, trocando o destilado original por cachaça.
A ‘alquimia’ pode envolver tanto os coquetéis que usam bebidas brancas, como vodca, gin, ou tequila; quanto os feitos com destilados envelhecidos, como whisky, Bourbon, rum ou conhaque.
“A cachaça harmoniza bem com esses coquetéis e traz um ‘charme’ próprio com os aromas florais e o dulçor da cana de açúcar. Eu adoro, por exemplo, um Old Fashioned feito com cachaça envelhecida no carvalho. Para mim, fica muito melhor que o original, que é com Bourbon”, comenta Raul.
Sabores e aromas, aliás, só tendem a ganhar novas notas. “Várias madeiras brasileiras estão sendo usadas para o envelhecimento da cachaça. Além do carvalho, temos o ipê, a amburana, o freijó, o sassafrás, o bálsamo… Isso abre um leque ainda maior de possibilidades que nenhuma outra bebida no mundo tem”, ressalta o produtor. Vida longa à nossa cachaça!