Estátua Três Pescadores | Foto: Internet
Na semana do turismo, não poderíamos deixar de falar desse segmento tão importante, que há quase 60 anos é uma das principais atividades econômicas de Armação dos Búzios.
O turismo despertou por aqui no ano de 1964, quando a famosa atriz francesa Brigitte Bardot veio passar uns dias no balneário. Com sua vinda, toda a imprensa mundial voltou sua atenção para a vila de pescadores, que começou a atrair muitos visitantes.
Brigitte com seu namorado Bob Zagury em 1964 | Foto: Internet
O impacto deste momento foi tanto, que a orla da cidade foi nomeada com o sobrenome da atriz, e ainda ganhou uma estátua em sua homenagem.
Estátua da Brigitte na Orla Bardot | Foto: Internet
Desde então, Búzios se desenvolveu em diversos setores: a ocupação imobiliária e hoteleira cresceu exponencialmente, novos restaurantes surgiram, e a urbanização da cidade se ampliou.
Rua das Pedras 1978 | Foto: Internet
Rua das Pedras hoje | Foto: Internet
60 anos depois deste momento fatídico, Búzios tem, para além de fama mundial, todos os atributos essenciais para um turismo de excelência.
De hotéis simples e charmosos a hospedagens 5 estrelas, o setor hoteleiro de Búzios é referência na região. Na gastronomia, restaurantes renomados da alta cozinha, culinária de todos os lugares do mundo e também da local, que oferecem a culinária tradicional caiçara e quilombola, agraciando e enriquecendo o paladar dos turistas.
Pousada Villa Raphael
Prato Caiçara | Foto: Internet
Outro atrativo de Búzios são os eventos. Grandes festas, enormes casamentos e muitos eventos esportivos, gastronômicos e culturais, vários deles gratuitos, agitam o turismo da cidade.
Dentre todos estes atributos, um dos mais relevantes é a beleza natural do nosso balneário. Sua vegetação rica e diversa, fauna e flora rara e endêmica, e mar para todo o lado com suas mais de 23 praias, proporcionam uma experiência espetacular a quem se propõe à conexão com a natureza e curte Búzios para descansar e fugir da rotina.
Praia dos Amores | Foto: Internet
Mico leão-dourado | Foto: Internet
Hoje, o turismo é a principal atividade econômica de Armação dos Búzios, gerando muitos empregos, fomento de negócios e oportunidades de desenvolvimento urbano para a cidade. Isso se dá, graças aos visitantes e moradores desta península tão amada, que encanta e enche o coração de amor de quem vive Búzios por completo!
E por falar em viver Búzios por completo, que tal conhecer a cultura dos povos tradicionais da nossa região e ter contato com suas tradições?
Nos próximos dias, a cidade irá promover mais um evento cultural, valorizando os povos originários e dando ainda mais força para o crescimento do turismo em nosso recanto.
A atração do fim de semana é a Feira dos Povos Tradicionais, que acontece nos dias 12 e 13 de maio, de 17h às 23h no sábado, e de 15h às 23h no domingo, no Espaço Cultural Zanine.
A Feira contempla a exposição e venda de artesanato, culinária, contação de história, roda de conversa, apresentação de mulheres jongueiras, desfile de caiçaras e música ao vivo, promovidas pelas comunidades tradicionais de armação dos Búzios.
Também em exposição durante esse período, que se estende até o dia 4 de junho, estarão as obras da mostra “Todo o mar que houver nessa vida”, que resgata a cultura caiçara e dos povos originários, da pesca artesanal e da proteção do meio ambiente. As obras foram produzidas em Niterói por artistas e oficineiros, pescadores e seus familiares.
Venha prestigiar a arte tradicional da nossa região e aumentar sua bagagem cultural na península mais charmosa do Brasil!