Foto: Instagram
Como uma cidade historicamente edificada por sua cultura, que com muito orgulho sempre buscou fomentar e valorizar a cultura local e seu patrimônio histórico, Armação dos Búzios recebe a “Primeira Semana do Axé”, em combate à intolerância religiosa.
O evento é uma realização do Terreiro Kwê Asé de Oyá, com atividades entre os dias 2 e 4 de fevereiro, com o apoio da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.
Com o intuito de promover o respeito à diversidade, levar conhecimento sobre as múltiplas denominações religiosas existentes e combater a intolerância religiosa, a Primeira Semana do Axé em Búzios conta com uma programação diversa e representativa.
Na abertura do evento, quinta-feira, dia 2 de fevereiro, às 6h, é o momento “Reflexão no Terreiro Kwê Asé de Oyá”.
Já no dia 3, sexta-feira, a partir das 18h, a programação é o lançamento do livro “O Sagrado e o profano” de Nilma Accioli, professora doutora em História na UFRJ, e a exibição do documentário Kwê Asé de Oyá, de Milton Alencar.
Ainda na sexta, haverá também a abertura das exposições ‘Trajes do Candomblé’ e ‘Barcos’, de artistas locais, no Espaço Cultural Zanine.
No sábado, dia 4, a partir das 7h, serão exibidas as filmagens do documentário “Dia de festa no axé”, no Terreiro Kwê Asé de Oyá, e às 15h, a XIV Grande Festa de Iemanjá, no Porto da Barra, do Projeto “Candomblé e saúde”.
Foto: Instagram
A religião interpreta o processo da cultura […] a união ou a comunhão humana; ela nos diz algo sobre o significado de comunidade. A religião expressa aquilo que é importante no processo cultural […] a empatia. (HEFNER, 2007).
E a consciência coletiva para um efetivo combate à intolerância religiosa é construída através da informação, interação e promoção do tema, inserido como parte da cultura e do patrimônio histórico da cidade e público local.
Faça parte da construção dessa rede e leve à frente a mensagem do respeito à diversidade religiosa você também!
Fontes:
https://pe.unit.br/blog/noticias/intolerancia-religiosa-o-que-e-e-como-combater/
HEFNER, Philip. 2007. A Religião no Contexto da Cultura, Teologia e Ética Global. REVER: Revista de Estudos da Religião.
E pra quem está buscando movimentar o corpo e curtir o badalado clima de verão em Búzios, terá atividades e entretenimento de sobra com o VERÃO BÚZIOS 2023, evento gratuito apoiado institucionalmente pela Secretaria de Turismo de Armação dos Búzios.
Foto: Instagram
O evento, que acontece no Fishbone, em plena Praia de Geribá, teve início no dia 28 de janeiro, e vai até o dia 19 de fevereiro, realizado apenas nos finais de semana.
A programação contempla além de shows ao vivo com artistas populares da música brasileira, atividades físicas como aulas de yoga, exercícios funcionais e até oficina de aquarela, confira:
04/02 – Sábado
9h: Aula de Yoga
10h30: Aula Em Foco Academia
12h: Oficina de aquarela (até 20 pessoas)
17h: Show Gabriel Elias
18h30: Show Maneva
05/02 – Domingo
11h30: Oficina de circo
17h: Show Nalah
11/02 – Sábado
9h: Aula de Yoga
10h30: Aula Em Foco Academia
12h: Oficina de Aquarela (até 20 pessoas)
17h: Show Delacruz
12/02 – Domingo
10h: Aula Em Foco Academia
11h30: Oficina de circo
17h: Show Froes
18/02 – Sábado
9h: Aula de Yoga
10h30: Aula Em Foco Academia
12h: Oficina de aquarela (até 20 pessoas)
17h: Show ETC
19/02 – Domingo
10h: Aula Em Foco Academia
11h30: Oficina de circo
17h: Show Murilo Mota
*As inscrições para aulas e oficinas devem ser feitas no próprio Fishbone com a equipe do evento, e para garantir o ingresso ao show, o voucher deve ser retirado pelo site https://www.ingressocerto.com/veraobuzios, com o limite de 2 ingressos por cpf.
Venha aproveitar o seu verão em Búzios e curta a cidade do jeito que mais gosta!
como cliente e assíduo turista em Búzios gostaria mostrar minha indignação pela dificuldade e as vezes impossibilidade de ir as praias pois estás, excessão de geriba, estão 100% tomadas pelos vendedores de barracas e cadeirasem especial na ferradura que ocupatam 100% da areia!. acho q vcs podem ajudar a disciplinary o uso do espacoNas praiss, trservando area suficiente p os turistas e morsdores.